A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré-alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.
A energia das ondas
A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. A elevação da onda numa câmara-de-ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador.
Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Ola. O vosso trabalho fornece muitas informações úteis e desconhecidas a muitas pessoas .. Esperemos que continuem assim.
Detectamos um erro.
"Energia das Ondas" deviam por "Energia Maremotriz" é a forma mais correcta.
Enviar um comentário