quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Energia das mares

A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré-alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.


A energia das ondas

A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. A elevação da onda numa câmara-de-ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador.

Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.

2 comentários:

Paula, Ednilze, Denise, Mauro disse...

Ola. O vosso trabalho fornece muitas informações úteis e desconhecidas a muitas pessoas .. Esperemos que continuem assim.

DJIM disse...

Detectamos um erro.

"Energia das Ondas" deviam por "Energia Maremotriz" é a forma mais correcta.